RECICLAGEM E ECONOMIA DE ENERGIA NO CONDOMÍNIO

Em todo território nacional são produzidas 70 mil toneladas por dia de lixo domiciliar. 76% desse material é lançado a céu aberto, 10% em lixões controlados, 9% em aterros sanitários e apenas 2% é reciclado.

A cidade de São Paulo, por exemplo, gera em torno de 12.500 toneladas de lixo por dia. Quase metade desse volume é passível de reciclagem, conforme estudo do Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre). A cada quilo de alumínio reciclado, cinco quilos de bauxita (minério de onde se produz o metal) são poupados. A reciclagem de uma única latinha de alumínio economiza energia elétrica suficiente para manter um aparelho de TV ligado durante três horas.

E mais…

  • É fonte de renda: para o condomínio ou para os funcionários (se o material for vendido), para cooperativa de catadores de alumínio e para entidades assistenciais.
  • Melhora a cidade: um dos maiores problemas urbanos atuais é onde depositar o lixo recolhido. A coleta seletiva deixa para a comum penas os restos orgânicos, responsáveis pela menor parte do volume.

A maior economia de energia que se pode fazer sem grandes gastos é no manejo das luzes do condomínio. Com o manejo da iluminação, o retorno pode ser substancial, sem requerer investimentos mais vultosos como a modernização de elevadores ou sistemas de economia para bombas d’água.

Algumas dicas para a economia de energia:

  • Procure aproveitar a luz do sol para iluminar áreas como: hall social, sala de visitas, salão de festas, salão de jogos etc;
  • Iluminar as áreas de circulação de veículos na garagem e não os boxes;
  • Nas áreas externas dê preferência às lâmpadas de vapor de sódio a alta pressão, que fornecem mais luz com menor consumo de energia;

BOA SEMANA!

Deixe uma resposta