Cuidados com a piscina do condomínio na alta temporada

Com a chegada do verão, o uso das piscinas de condomínio quase triplica, afinal, os moradores estão de férias e querem se refrescar. E com esse aumento, é ideal que as piscinas estejam preparadas, com a manutenção em dia. Garantindo assim, o seu bom funcionamento e o bem-estar de todos.
Separamos então nesse artigo 3 tópicos que o condomínio deve prestar atenção durante esse período de alta temporada.

LIMPEZA

O ideal é que a limpeza de piscinas coletivas seja feita duas vezes por semana. Mas como na alta temporada é mais difícil mantê-la fechada por mais de um dia, a limpeza pode ser feita de forma mais caprichada apenas uma vez. Atenção! Apenas durante esse período!
Os produtos químicos utilizados devem ser específicos para o caso, começando pelo fundo da piscina e partindo em seguida para as bordas. Depois, as gretas entre os azulejos devem ser escovadas e a superfície deve ser peneirada, para retirar objetos que estejam na água. Por fim, a piscina deve ser filtrada e seu PH regulado.
Lembrando que para a limpeza, muitas vezes não se faz necessário esvaziar a piscina, o que só deve ser feito em casos mais extremos de manutenção, como danos na estrutura.

UTILIZAÇÃO

A atenção deve ser redobrada durante esse período com os usuários para manter a segurança de todos. Dessa forma, o guardião da piscina deve tomar cuidado com:

Bebês – nunca devem ficar sozinhos! Os pais devem estar sempre por perto e de olho.
Crianças – é ideal que estejam usando boias de braço e que se mantenham na piscina infantil. Na piscina de adulto apenas acompanhado dos pais!
Adultos – é comum que nessa época o dia na piscina seja combinado a bebidas alcoólicas, então cabe ao guardião alertá-los sobre os riscos e ficar de prontidão caso tenha que realizar um salvamento.

MANUTENÇÃO

Piscinas de azulejo – nas piscinas feitas com esse material, é muito comum quebra de lascas e de peças inteiras nas bordas ou fundo. Como os estilhaços podem causar cortes, o reparo deve ser imediato, para evitar acidentes, principalmente com crianças. Nesse caso, a piscina deve ser esvaziada e concertada.

Piscinas de fibra – já esse material não requer muito trabalho, pois exige manutenção a cada 10 anos e durante esse tempo, deve-se apenas renovar sua pintura para tirar o aspecto de velha.

Piscinas de vinil – outro material que requer menos trabalho, sendo necessária a manutenção a cada 7 a 10 anos para trocar o bolsão de vinil, que é o acabamento da piscina.

Deixe uma resposta