EVITE O DESPERDÍCIO DE ÁGUA NO CONDOMÍNIO!

Uma das grandes dores de cabeça dos condomínios é o gasto excessivo de água. Muitas vezes o valor da conta representa 20 a 30% da arrecadação mensal. Aprenda como evitar o desperdício de água no condomínio!

Boa parte dos moradores não têm consciência do quanto é importante a
manutenção adequada das instalações hidráulicas e permitem que descargas, torneiras e registros defeituosos contribuam para aumentar uma despesa que já é alta pela própria natureza do serviço prestado. Não raro, síndicos veem-se obrigados a fazer arrecadação extra para cobrir custos com a conta de água.

Seguem algumas dicas para ajudar a evitar o desperdício de água no seu condomínio:

FIQUE ATENTO!

  • Uma torneira pingando desperdiça cerca de 45 litros de água por dia. Multiplicando por trinta dias, é possível ser ter uma noção do tamanho do prejuízo.
  • A média de gasto de uma torneira semiaberta é de 15 litros de água por minuto. Imagine esta torneira aberta por 10 minutos, enquanto você faz a barba ou escova os dentes?
  • Sabe aquela chuveirada depois de um dia cansativo? Pois é, a cada minuto consome-se cerca de 17 litros de água, isto se o registro estiver aberto pela metade. É aconselhável fechar a ducha na hora de se ensaboar, assim o consumo geral cairá para quase um terço.
  • Use a lixeira da cozinha, nunca jogue restos de alimento na pia, isto só contribuirá para o desperdício de água e para comprometer a manutenção do sistema de escoamento.
  • Sr. Síndico, não transija quanto ao prazo de limpeza dos reservatórios de água. A limpeza é muito importante para a saúde dos moradores e para a economia do condomínio.
  • Leia e anote periodicamente a marcação do hidrômetro. Assim você terá sucesso no controle e conferência do consumo e na detecção de possíveis vazamentos.
  • Nunca atire detritos como absorventes, guimbas de cigarro, papel higiênico e outros tantos no vaso sanitário. Isto fará com que a descarga seja acionada, e o desperdício será inevitável.
  • Quando for lavar a louça, fazer a barba ou escovar os dentes, não deixe a torneira aberta todo o tempo.

Economia é a palavra de ordem! E agora que já sabe como evitar o desperdício de água no condomínio, mãos à obra!

Aproveite pra compartilhar nosso artigo com quem ainda não sabe de tais práticas!

Deixe uma resposta