Hortas e vegetais

Como implantar uma horta no condomínio

Hortas tem se tornado uma febre para quem gosta do contato com a natureza dentro de casa. É possível montar uma de maneira simples no seu condomínio, para saber, confira o artigo dessa semana!

Estamos na primavera e nada mais normal do que lembrar nos espaços arborizados do seu condomínio. Além dos cuidados com a jardinagem e manutenção das áreas verdes, é possível montar uma horta para cultivo de ervas, temperos e hortaliças, algo que vai com certeza agradar a todos os moradores. Imagina poder colher algo fresquinho no seu prédio? Fora que esse tipo de plantio nunca esteve tão em alta!

Agora, se você parou para pensar primeiro nos recursos, podemos adiantar que não é necessário muito dinheiro para fazer a sua horta. Ela não precisa ser construída do zero, ela pode ser na verdade cultivada em canteiros, jardins, espaços de terra já existentes no edifício, só é importante que haja previamente uma impermeabilização com manta asfáltica no local. Caso seu condomínio não possua nada disso, escolha um espaço de área comum aos moradores e coloque vasos que, inclusive, não precisam ser grandes. O fundamental para qualquer lugar que você comece a montar a horta é que seja um local que bata luz direta e favoreça o crescimento das plantas.

O que mais posso fazer pela horta?

A outra etapa é a compra de terra adubada e sementes. Depois que a primeira colheita for feita, é possível plantar as próprias mudas, tirando a necessidade de comprar sementes. Sugerimos ervas como orégano, alecrim, salsinha, cebolinha manjericão e hortaliças como alface, couve e até mesmo brócolis. Lembrando que quanto maior a verdura, maior o espaço que ela vai precisar.

Apesar da ideia da horta ser muito positiva, ela precisa antes ser pré aprovada em assembleia para confirmar a decisão. Converse com os moradores sobre os custos de criação e manutenção da horta, porque mesmo que sejam baratos, é importante decidir se haverá moradores para cuidar ou se será necessário terceirizar para alguém que zele diariamente.

Depois da horta pronta e a manutenção dela?

Pode acontecer que inicialmente, com a empolgação da criação da horta, muitos moradores se responsabilizem pelo plantio e cuidados, o que você síndico precisa ter em mente, é que o projeto pode acabar sendo negligenciado, afinal as pessoas têm outras atividades e pode ou esquecer ou perder o interesse, já que para cuidar de qualquer planta, é importante dedicar um tempinho todos os dias.

O que pode acabar acontecendo é a empresa que cuida da jardinagem do condomínio passar a regar e podar também a horta, evitando que o espaço fique abandonado e morto. O zelador do prédio pode e deve ajudar nestas atividades.

Resumindo, os cuidados essenciais envolvem: irrigação diária, limpeza de ervas daninhas, adubação, tratamento contra pragas e rodízio de espécies de plantas para não “cansar” o solo e também por ser uma forma de evitar que pragas retornem às plantas.

O processo de plantio inicial é o que requer mais cuidado mesmo. Depois que começarem a nascer e forem colhidos, o intervalo de cuidados para o crescimento das ervas e hortaliças aumenta, podendo além do regar diário, demandar cuidado profissional com adubagem, entre outras coisas, num intervalo de até duas vezes no mês.

Chegou o momento da colheita!

Essa todos os moradores estarão ansiosos para aproveitar, não é mesmo? Então todo cuidado, pois ela não pode ser realizada aleatoriamente ou quando o morador quiser. Os produtos retirados da horta devem respeitar um rodízio que leva em consideração seu tempo de plantio, e somente depois haverá a divisão das plantas entre os condôminos. E, claro, para fiscalizar e cuidar para que ninguém desrespeite o procedimento com as plantas, instale um circuito de câmeras no lugar, assim será possível descobrir caso alguém retirar os cultivos antes do tempo.

 

Deixe uma resposta