4 passos para economizar nos gastos do condomínio

Nos meses de dezembro e janeiro, é comum que o condomínio tenha mais gastos, uma vez que os moradores passam mais tempo em casa e gastam mais luz, água, etc. Sendo assim, cabe ao condomínio fazer o possível para economizar onde puder e, consequentemente, não refletir tanto no valor final para os moradores.

Além disso, o início de ano é sempre mais complicado no quesito financeiro, pois é tempo de pagar impostos, declarar o imposto de renda, comprar material escolar dos filhos, entre outros gastos comuns à época. 

Alguns cortes podem ser feitos no condomínio durante esse período, bem como um olhar mais criterioso pode enxugar e reduzir outros gastos. Listamos alguns itens abaixo para que seu condomínio possa se atentar:

Luz

Troque as lâmpadas incandescentes das áreas comuns por lâmpadas de LED ou fluorescentes, que são mais econômicas e duram mais tempo. Incentive os moradores a fazerem a troca em seus apartamentos também;

É uma boa opção instalar sensores de movimento nas áreas comuns, de forma que a luz só estará acesa quando necessário. 

Além disso, um bom investimento a longo prazo para o prédio é a instalação de painéis solares, cujo investimento inicial costuma ser alto, mas a redução de gastos depois é significativa, fazendo valer a pena.

Água

Conscientize os moradores em relação aos gastos de água, para que, de casa, eles possam ajudar na economia também.

Já nas áreas comuns, instale pias automáticas, que vão funcionar por um determinado tempo e depois desligar. É importante também rever todo o sistema de encanamento do prédio para verificar possíveis focos de vazamento.

O sistema de captação da água da chuva também é uma excelente forma de economizar nos gastos.

Funcionários

Uma outra forma de economizar pode ser repensar a folha de empregados do prédio. Isso porque acontece muito, por exemplo, de um prédio manter um zelador que faça faxina e cuide da portaria, funções que estão fora do cargo, o que acaba encarecendo. Sendo assim, sai mais barato contratar prestadores de serviço específicos para cada área.

Outro ponto é contratar funcionários que morem perto, para que se gaste menos com suas locomoções.

Síndico

Síndicos profissionais, que tenham cursos de capacitação, sabem como administrar melhor um condomínio e sabem lidar com os eventuais problemas. Isso pode ser revertido em economias para o prédio e seus moradores.

 

Deixe uma resposta