Aumente a participação nas suas Assembleias

Com algumas atitudes os Síndicos podem aumentar a participação dos moradores na assembleias, o que torna o convívio muito mais democrático e agradável a todos. Hoje a Administradora Nacional fala sobre a importância das assembleias e como mudar um cenário de pouca atuação dos moradores nos condomínio.

A maioria dos brasileiros anseiam pela conquista do seu próprio apartamento, mas,curiosamente, quando este dia chega, eles tendem a enxergar como seu lar apenas a sua unidade, não o edifício como um todo. Com isso, deixam de se envolver nas reuniões de assembleia e acabam não tendo participação alguma nas tomadas de decisão sobre o próprio lugar onde vivem. O resultado, na maioria das vezes, são condôminos insatisfeitos em morar em um lugar em que mudanças são comunicadas, sem possibilidade de mudanças propostas por eles.

A maioria dos brasileiros anseiam pela conquista do seu próprio apartamento, mas,curiosamente, quando este dia chega, eles tendem a enxergar como seu lar apenas a sua unidade, não o edifício como um todo. Com isso, deixam de se envolver nas reuniões de assembleia e acabam não tendo participação alguma nas tomadas de decisão sobre o próprio lugar onde vivem. O resultado, na maioria das vezes, são condôminos insatisfeitos em morar em um lugar em que mudanças são comunicadas, sem possibilidade de mudanças propostas por eles.

Para o Síndico, o resultado é um condomínio desvalorizado, perda de voz ativa com os moradores e dificuldades em trazer benfeitorias para o edifício que, com a falta constante de interesse, pode acabar abandonado.

Consequência das ausências nas Assembleias

Com algumas atitudes os Síndicos podem aumentar a participação dos moradores na assembleias, o que torna o convívio muito mais democrático e agradável a todos. Hoje a Administradora Nacional fala sobre a importância das Assembleias e como mudar um cenário de pouca atuação dos moradores nos condomínio.

Por mais contraditório que pareça, é comum que um morador ausente na última assembleia reclame de alguma mudança que foi feita e reivindique uma alteração de decisão que lhe desagradou. É importante, por isso, deixar claro que faltar uma assembleia significa abdicar não só do direito de defender seu ponto de vista perante os outros condôminos, mas, principalmente, ao poder de decisão sempre presente em uma reunião condominial.

Para evitar conflitos no condomínio, aumentar participação e sempre poder recolher a maioria dos votos que sejam necessários para que alguma mudança ou obra ocorra, é possível também emitir e enviar procurações para os moradores cooperem. É inclusive uma maneira indireta de fazer com que o condômino não deixe de participar. De qualquer forma, é importante lembrar aqui que cada condomínio tem seu conjunto de regras e há assembleias tanto para discussão de valores como também das normas.

Estimule e convide seus condôminos a participar das Assembleias

Mesmo que participar da Assembleia seja um benefício para o morador, ele encara justamente o contrário e por isso, tende a se afastar. Há alguns passos bem simples que um Síndico pode tomar para fazer com que eles se sintam importantes e comunicativos. Comece entregando uma cópia do Edital de Convocação, protocolada por e-mail, pelo site do condomínio e se necessário correios. Não deixe de também pregar em alguma parte do prédio que tenha boa visualização como na portaria ou no elevador. Como atualmente as pessoas passam boa parte do tempo utilizando seus smartphones e conectadas à internet, um aplicativo de celular pode ser útil, vantajoso e moderno para realizar esse comunicado.

O app da Administradora Nacional traz essa praticidade e permite que você envie esse comunicado, como também outras realize outras tarefas administrativas, tudo em tempo real.

O App da Administradora Nacional tem tudo que você precisa

Uma vez que o convite seja realizado, aproveite também para fazer uma abordagem descontraída e pessoal. Trabalhe o corpo a corpo e converse com os moradores quando encontrá-los. Pergunte sobre sugestões ou melhorias e mencione logo depois a assembleia. Falando diretamente sobre os temas que afetam não apenas o edifício como um todo, mas diretamente a vida deste morador, agir assim aumenta as chances de uma mudança de comportamento. Até porque quando há interesse particular sobre um assunto, os condôminos tendem a querer participar.

Como realizar uma boa Assembleia

Para não parecer chato ou cansativo, alguns dos motivos pelos quais os moradores fogem da Assembleia, procure conduzir a reunião de maneira objetiva e informal. Pesquise anteriormente quais são as necessidades dos moradores, principalmente aqueles que estão sempre ausentes da assembleia, essa é uma boa forma de segurá-los e incentivá-los a continuar participando dos encontros. Quanto mais agradável e interessante for, maior a participação dos moradores.

Foque na clareza e firmeza das ideias propostas. A produtividade está conectada diretamente com organização. Siga uma ordem cronológica da discussão. Colete todas as reclamações e pautas pertinentes antes, leve soluções e ideias para cada uma. Evite levar assuntos que não tenham sido separados de antemão. Lembre-se que os moradores esperam que a Assembleia seja rápida, já que tempo é algo precioso para todos.

A democracia também precisa ser levada em consideração no conjunto de ações importantes a uma Assembleia. Os moradores apreciam se sentirem ouvidos e portanto, o presidente que conduzir a reunião, deve pesar o tempo com todas as demandas que precisam ser abordadas somadas ao direito de fala das pessoas que estiverem participando.

Com os moradores participando e se sentindo relevantes para a Assembleia, o Condomínio tem tudo para ficar em paz e cada vez mais valorizado.

Agora que você sabe como aumentar o quórum de sua Assembleia, que tal ler outras dicas de como realizar uma reunião perfeita?
Conheça o nosso
e-book!

Deixe uma resposta