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O que faz uma administradora de condomínios?

Se antes uma administradora de condomínios controlava as demandas de caráter mais financeiro, como contas a pagar e folhas de pagamento, hoje já é possível encontrar serviços diferenciados e com foco, principalmente, na consultoria para síndicos profissionais.

Usando como exemplo a Administradora Nacional, primeira administradora da cidade do Rio de Janeiro com mais de 80 anos de experiência no mercado, o objetivo da gestão condominial é assegurar que os serviços sejam praticados com base na legislação e contrato impostos pela empresa.

Os serviços ofertados estão divididos em:

  • Gestão Administrativa
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Gestão Financeira
  • Assuntos Jurídicos
  • Cobrança eficiente de inadimplentes
  • APP

A Gestão Administrativa controla os recursos mais burocráticos de um condomínio ou empresa, como atendimento de fornecedores e organização documental. Aqui também organiza-se recursos financeiros, faz-se análise de problemas e possíveis soluções para os mesmos e se estabelece os procedimentos logísticos que devem ser feitos.

GESTÃO ADMINISTRATIVA PARA CONDOMÍNIOS DEVE OFERECER:

  1. Gerenciamento dos arquivos documentais;
  2. Controle do cadastro de proprietários;
  3. Atendimento (correio eletrônico/pessoal/telefônico) de condôminos e fornecedores, etc.;
  4. Disponibilização de banco de dados na INTERNET;
  5. Controle dos mandatos do Corpo Diretivo – Síndico e Conselho Consultivo;
  6. Serviço de malote para a retirada e entrega de correspondência no próprio Condomínio;
  7. Assessoria às reuniões do Corpo Diretivo;
  8. Emissão e distribuição de cartas, notificações, circulares, editais de convocação, atas das assembléias gerais, etc.;
  9. Presença nas assembleias (qualificação e controle das presenças, esclarecimento de dúvidas e redação das respectivas atas, quando convocados);
  10. Transcrição das atas no livro próprio e registro no Cartório de Títulos e Documentos;
  11. Atendimento a fornecedores, por telefone ou em nossos escritórios, visando retirar dúvidas e/ou pagamentos;
  12. Elaboração das planilhas de concorrência e acompanhamento financeiro;
  13. Gerenciamento do seguro de incêndio (obrigatório) e de responsabilidade civil (controle do vencimento da apólice, coleta das propostas para a renovação, análise e encaminhamento das mesmas ao Síndico para a deliberação);
  14. Acompanhamento da liquidação de sinistros.

     15. Controle de concessionárias de água/esgotos, energia elétrica e de gás as quais são anexadas          às pastas mensais de prestações de contas, que devem ser recebidas pelo condomínio, aprovadas pelo síndico e enviadas a administradora, via malote ou correio eletrônico;

     16. Administração de locações de espaços/áreas comuns do edifício (lajes, coberturas, fachadas, etc);

     17. Controle e atualização do CNPJ do Condomínio. Eventual regularização decorrente de problemas incidentes;

     18. Diligências junto à concessionárias de serviços públicos, cartórios e repartições públicas para obtenção de parcelamentos, certidões, etc.;

Na Gestão de Recursos Humanos, mais do que atender demandas burocráticas, é necessário garantir que a empresa contratante (neste caso, a administradora de condomínios) e os funcionários mantenham uma boa relação para que se tenha sucesso no gerenciamento.

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GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA CONDOMÍNIOS DEVE OFERECER:

  1. Recrutamento de funcionários;
  2. Seleção de funcionários com pesquisa cadastral;
  3. Admissão e procedimentos de registro;
  4. Contrato de experiência;
  5. Atualização das fichas de registro dos funcionários;
  6. Atualização das carteiras profissionais;
  7. Preenchimento de declarações para fins de concessão de aposentadoria;
  8. Preenchimento da Relação de Salários Contribuição para fins de concessão de benefícios;
  9. Preenchimento de Atestado de Afastamento do Trabalho para fins de concessão de auxílio doença;
  10. Preenchimento da CAT – Comunicação de Acidente do Trabalho para fins de concessão de auxílio acidente;
  11. Formalização de advertências disciplinares;
  12. CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados;
  13. Confecção/atualização do quadro de horário de trabalho;
  14. Escala de revezamento e de férias – elaboração e controle;
  15. Salário-família – controle/concessão;
  16. Controle das horas extraordinárias com elaboração de crachá de ponto e controle do sistema de ponto-eletrônico;
  17. Elaboração da folha de pagamento;
  18. Emissão dos comprovantes de pagamento dos salários;
  19. Controle dos cartões salários para saque em quiosques 24 horas;
  20. Elaboração da folha de pagamento do 13º salário;

E muito mais!

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Na Gestão Financeira faz-se análises, captação e manutenção dos recursos econômicos do condomínio, e todo um controle do caixa. Em outras palavras, põe-se na balança tudo aquilo que gera mais gastos e retira-se os pontos que carecem de mais atenção. Aqui também se administra o pagamento de contas mais formais, gestão tributária e prestação das despesas por um determinado período.

GESTÃO DE RECURSO FINANCEIRO PARA CONDOMÍNIOS DEVE OFERECER:

  1. Elaboração e acompanhamento das previsões orçamentárias;
  2. Elaboração do quadro de rateio das despesas;
  3. Emissão dos recibos/boletos bancários;
  4. Controle dos pagamentos das cotas condominiais – conferência das baixas relacionadas pelo Banco;
  5. Cobrança administrativa de devedores – via carta e/ou telefonemas;
  6. Emissão de Declaração Negativa de Débitos Condominiais;
  7. Contas a pagar – controle dos vencimentos das faturas e emissão de cheques para a liquidação dos pagamentos;
  8. Quitação dos pagamentos no próprio caixa, via bancos ou on-line;
  9. Conciliação da conta bancária;
  10. Gestão tributária – cálculo para aplicação das alíquotas, retenção e recolhimento do PIS, COFINS, CSLL, ISS, INSS e IRF;
  11. Armazenamento de dados, inclusive controle da cumulatividade, para as informações anuais dos recolhimentos de PIS, COFINS e CSLL;
  12. Prestação de contas mensais – contas ordinárias, fundo de reserva, fundo de obras, fundo de custeio do 13º salário, etc., com elaboração de demonstrativos de pagamentos de despesas e de recebimentos das cotas, dos devedores de cotas e balancete geral contendo a posição financeira do mês;

    Dentre outros!

Na parte que cabe aos Assuntos Jurídicos como o termo já sugere, é um conjunto de normas que está diretamente ligado aos valores da Constituição. Isto é, diretrizes que impendem ilegalidades dentro da gestão condominial.

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ASSUNTOS JURÍDICOS PARA CONDOMÍNIOS DEVE OFERECER:

  1. Atualização permanente da legislação que envolve a administração de Condomínios;
  2. Emissão de notificações extrajudiciais;
  3. Assessoria na alteração da Convenção de Condomínio;
  4. Assessoria na elaboração de Regimentos Internos;
  5. Assessoria na assinatura de contratos de prestação de serviços, de terceirização, de locação de espaços, etc.;
  6. Ações e acompanhamento da cobrança judicial dos devedores de cotas;
  7. Emissão de relatórios periódicos abrangendo o andamento das ações;
  8. Acompanhamento das ações trabalhistas, cíveis e tributárias;
  9. Acompanhamento das ações propostas em Juizados;

Ao escolher uma administradora de condomínios, é necessário ter cuidado e cautela. Comumente o primeiro contato é feito pelo síndico, o mesmo deve pesquisar, investigar e optar por qualidade e experiência de mercado.

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Até a próxima!


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