O uso de academias e o estilo de vida saudável nunca esteve tanto em alta. Não é mais algo restrito a um grupo de pessoas,
todo muito está se preocupando mais com a saúde, e a praticidade é um fator muito importante que faz com que moradores
procurem academias para se exercitar dentro mesmo do edifício.
Boa parte dos empreendimentos mais modernos têm buscado oferecer esse benefício, a ideia é promover o bem-estar dos dos condôminos que, ao chegar em casa após um dia atribulado, não precisem se deslocar para academias mais distantes. Caso seu condomínio não tenha uma academia, é bom considerar isso para atrair novos moradores, valorizar o imóvel e oferecer um diferencial.
Entretanto, independente do seu edifício oferecer ou não uma academia, antes de mais nada, os condôminos devem votar em Assembleia para saber se o projeto é de interesse deles , fora que uma vez viabilizado, existem empresas capacitadas para construção e escolha do melhor local.
Inclusive, se você é Síndico aqui no Rio de Janeiro, fique atento à legislação, a Lei Estadual de número 8070/2018 exige que os condomínios tenham um profissional de educação física, confira:
“Os condomínios edilícios, que disponibilizarem espaços de academias, deverão registrar responsável técnico junto ao Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região – CREF1, quando a atividade física for dirigida e realizada em salas de treinamento físicos.” (Art. 1º).
O descumprimento desta lei equivale a multa de 1.000 UFIRs/RJ, ou cerca de R$ 3.400,00.
Como implantar uma academia no condomínio
Como tudo dentro de um condomínio requer cautela e organização, a academia não seria diferente. É preciso traçar um projeto com uma empresa responsável que supra as expectativas dos moradores, tanto no quesito qualidade, como segurança. Para você Síndico, todo o processo envolve:
- Escolher o local; não há um tamanho específico, ele pode variar segundo a própria capacidade do edifício e quantidade de moradores, sendo no mínimo um bom espaço com 16m², mas acima de tudo um ambiente claro, arejado e agradável.
- Dê o primeiro passo sempre com um projeto em mãos. Ele deve apresentar o número de apartamentos para levantar o percentual de uso, layout do espaço com equipamentos, acessórios e materiais decorativos como espelhos, som e vídeo, piso próprio, bebedouro, toalheiro, entre outros.
- Falando em equipamentos, procure sempre os profissionais que são os modelos de academia. Os de uso doméstico, apesar de mais baratos, podem não oferecer a mesma performance. Acessórios como estações de musculação, halteres e colchonetes também devem ser de qualidade e não devem ficar em segundo plano.
- A distância entre os equipamentos deve ser respeitada a fim de evitar acidentes e promover mais conforto, mas isso vai depender de aparelho para aparelho além do espaço da academia, o mínimo é de 40 cm entre cada um.
- O piso da sala precisa ser emborrachado tanto para segurança dos condôminos, como para dar aderência aos equipamentos.
Regulamento para utilização da academia no condomínio
Não tem como haver uma academia, um espaço público entre os condôminos, sem haver um conjunto de regras. Estabeleça um regulamento, isso poderá te ajudar a controlar quem frequenta e como utiliza os aparelhos, principalmente caso danifique algum.
Se você tem uma academia em seu condomínio ou está planejando em criar alguma, mas não faz ideia de como começar um regulamento, aproveite nossas dicas e abordagens:
1. Crie um termo de responsabilidade para que os condôminos possam assinar e usufruir da academia. Neste documento o morador atesta que está apto para atividade física.
2. Neste mesmo regulamento, deve haver uma cláusula que pontue dias, horários, limite de frequência de uso, fora o item que conscientize o usuário sobre a necessidade de repor peças ou aparelhos caso ele tenha danificado.
3. Componha um livro de presença, algo que precisa ser preenchido pelos moradores que entram e saem da academia; restrinja também o uso do ambiente à somente os condôminos.
4. Atenção com as crianças. Elas não estão impossibilitadas de fazer exercícios, desde que com acompanhamento médico e um termo assinado pelos pais. Lembrando que o próprio mercado de aparelhos já dispõem produtos voltados a crianças sem que causem algum problema de saúde como peso excessivo.
Por fim, nada adianta termos e planejamentos sem a manutenção da academia. O trabalho de manutenção deve ser realizado inicialmente por meio de uma orientação básica de limpeza. Logo depois, produza um contrato de manutenção preventiva após o fim da garantia dos produtos, é essencial para mantê-los funcionando e evitar problemas de segurança e desgaste.
Academia bem cuidada, resultado de um bom trabalho de Síndico e comodidade aos condôminos.