O que faz e não faz o porteiro de condomínio

O porteiro é o cartão de visitas de um condomínio, já que ele é o primeiro profissional visto e pelo qual as pessoas do lado de fora são autorizadas ou não a entrar. A figura deve representar cordialidade, responsabilidade e educação.

Sua função é muito importante para manter a segurança do edifício, uma vez que ele recebe tanto as visitas dos moradores, como prestadores de serviços, encomendas e funcionários que trabalham na unidade.

Um bom porteiro não pode ser rude, pouco comunicativo, nem barrar qualquer visitante segundo suas próprias impressões, afinal depende dos moradores a passagem dessas pessoas e o porteiro executa apenas o que lhe é pedido.

É importante que o Síndico mantenha um diálogo aberto com o porteiro para estar a par da circulação de pessoas dentro do condomínio e que observe seu trabalho diário para garantir que o mesmo esteja sendo cumprido como determinado. É indispensável também avisar aos moradores o que podem ou não exigir do porteiro, para evitar o pedido de favores extras, desrespeitando a função do indivíduo e provocando constrangimentos. Lembre-se que porteiro que é porteiro precisa estar apenas em um lugar: a portaria.

Quais são as atribuições do porteiro?

O controle do acesso de visitantes envolve um conjunto de atribuições cuidadosas. Separamos algumas delas para que você Síndico, possa orientar o profissional de portaria do seu edifício da melhor maneira possível.

Conheça quais são atribuições do porteiro

Mesmo que o visitante seja conhecido tanto pelos moradores do prédio, quanto pelo porteiro, sua subida ou entrada precisa ser previamente liberada por meio do interfone para a unidade indicada. O morador pode não liberar a entrada da pessoa naquele dia, ainda que seja familiar a todos e isso é um direito dele. Então, portaria alguma pode antecipar o fato de que qualquer indivíduo deve subir sem autorização. Em caso de dúvida sobre quem realmente é o visitante que informou o nome, o porteiro pode pedir que o morador venha até a portaria fazer a identificação visual por questões de segurança.

Ainda sobre segurança, como falamos anteriormente, o porteiro deve estar na portaria. A saída da sua guarita só deve ser realizada em caso de alguma necessidade do momento, mas não um afastamento prolongado, pois um prédio com uma guarita desprotegida chama a atenção de assaltantes. Caso uma visita se aproxime no momento que o porteiro não estiver em sua posição de trabalho, é imprescindível que ela aguarde até a sua chegada. Não se deve colaborar com a circulação livre de ninguém apenas sob o pretexto de que o porteiro não estava na guarita naquele momento.

Quando se tratar de encomendas com pacotes e cartas que necessitam de assinatura – entrega dos correios, por exemplo – o porteiro deve chamar o destinatário para recebê-los. Se não houver ninguém em casa, aí sim o porteiro é autorizado a receber e guardar a encomenda.

Encomendas devem ser entregues preferencialmente em mãos

Se por acaso o pedido for de delivery de comida ou outros produtos rápidos, o profissional deve chamar no interfone o morador responsável pelo pedido e ele deverá descer para buscar pessoalmente. Não é seguro deixar entregadores subirem para realizarem entregas pessoais, pois muitas vezes bandidos se disfarçam de entregadores podendo abordar as vítimas na porta de suas residências.

Para que seja permitida a entrada de funcionários de serviços terceiros como TV a cabo, internet, entre outros, os moradores devem avisar o porteiro com antecedência para que ele já saiba se pode ou não liberar o acesso. Caso haja qualquer tipo de dúvida, o porteiro pode pedir ajuda ao zelador, ou ainda, ligar para a empresa responsável e informar o nome dos profissionais que estão se apresentado, a fim de confirmar a identidade e agendamento da visita técnica.

Se os profissionais forem da empresa de energia elétrica, de água ou gás, é possível entrar em contato também com a administradora do condomínio para confirmar se houve realmente pedido de manutenção para o edifício. Caso seja verdade, o porteiro precisa fazer um registro do nome completo e dados desta pessoa.

Se o edifício estiver sofrendo qualquer tipo de obras, os funcionários que estiverem participando dela precisam ser regularizados e autorizados antes pela empresa prestadora de serviços e registrados pelo Síndico. Assim, facilita o controle do porteiro já que estas pessoas precisam circular com maior frequência pelo prédio.

Em caso de obras, funcionários devem estar registrados

Por fim, um porteiro que realiza um bom serviço é aquele que mantém uma boa aparência (uniformizado e limpo), que é simpático e prestativo com todos, mas não perde muito tempo com bate-papos que podem distraí-lo do posto e, acima de tudo, um profissional que cumpre com as normas do condomínio e alerta o Síndico e o zelador sobre qualquer atitude suspeita ou irregularidades ocorrida durante seu turno de trabalho.


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